Tuesday, September 18, 2007

Saudade

Não estou a queixar-me dos tempos de agora. Longe de mim tal ideia! Ando tão radiante que se fosse cardíca já tinha morrido com um enfarte. Vivo tempos muito desejados e esforcei-me mais do que pensava conseguir para chegar a este momento
Mas..... (há sempre um mas ;) )
Hoje bateu-me aquela saudade de começar do zero, num sitio onde ninguém sabe quem sou nem quem fui... de reinventar-me da forma que me apetecer e ter de passar a vida a dizer: "olá, sou a Pipas e tu?"
Bateu-me a saudade de não conhecer o meio que me rodeia, de me perder, de procurar, de perguntar, de conhecer outra lingua, cultura, gastronomia... (nhami). De ver tudo com olhos de inocência e ignorância, como se tivesse acabado de caír ali, vinda do nada. Da mochila às costas com roupa de Verão e Inverno misturada; da outra mochila cheia de livros e canetas e retratos e papelinhos e recordações de "pedaços meus" que ficaram lá, nas suas vidas.
Bateu-me a saudade da aventura, das correrias, da procura da casa e de compreender as leis alheias (esta parte é fácil... nem as nossas consigo compreender ou conhecer, lol), dos combios e dos aeroportos; das idas ao posto de turismo perguntar: o que é que se faz aqui? tem um mapa da cidade? há programa cultural?.... Senti saudade de me sentir estrangeira, de perguntarem pela minha cultura e poder ficar horas a fio a falar sobre as minhas raizes, com os olhos brilhantes de orgulho e saudade.
Bateu-me a saudade de não compreenderem as minhas piadas porque o humor daquela cultura é diferente....
Enfim, bateu-me aquela saudade de EMIGRAR :)

3 comments:

Bárbara said...

Se quiseres dar um passeio ao Douro faça o favor de aparecer, dá sempre jeito mais um par de braços! Ponho-te a aprender um monte de coisas novas!!
Também temos comboios,temos gastronomia (os maravilhosos tomates da horta do tio Adérito!!!) não é emigrar, mas migrar também serve?

Beijos gordos

P.S. É verdade, aqui ocasionalmente também se arranja internet!!! ;) ;) ;)

varna said...

pois eu acabo de chegar. como é? como te vejo?

Fritz said...

Pois, este agora não tem nada a ver, mas é hoje, né? Nos meus cantos costuma desejar-se "Muita Merdaaaa".
Quando for aí, vou procura-la para fazer umas compritas :-).
Agora já tem a ver, pois, nada como fechar os olhos meia hora, viajar, descobrir, sorrir e depois imaginar também que estamos a regressar, abrir os olhos e voilá!