Thursday, September 27, 2007

Simone de Beauvoir às voltas no túmulo!

Há coisas que realmente me tiram do sério.

Talvez fruto da educação que tive (nada a haver com puritanismos), talvez seja apenas o meu mau feitio a falar mais alto (acredito que não há defeitos, mas sim feitios e pontos a trabalhar)... mas honestamente acho que somos todos responsáveis pelo mundo em que vivemos e pelo estado em que ele está. Temos todos de trabalhar para que haja igualdade de oportunidades e somos todos obrigados a respeitarmo-nos e a respeitar os outros. Somos obrigados a dar o nosso melhor e a contribuir para a solução de muitos males que, frequentemente, desculpamos como "culpa do governo"


(olha a rolha a saltar...).

Pois hoje, quando fui por gasolina no carro, cheguei à bomba e dei com um aparato "maravilhoso" promovido pelos pneus Continental.

Na entrada da porta para a zona de pagamento estavam duas belas moçoilas, louras de olhos claros, pele sedosa e vivaz a promoverem a segurança rodoviária. Até aqui tudo bem! Todos nós temos de lutar pela vida e as promoções são sempre um bom biscate...

Mas, o problema surge quando começo a descer os meus olhitos - que estavam fixados nos cabelos louros das meninas... - e me deparo com uma t-shirt branca justissima, uns calções vermelhos daqueles de bochecha do rabo à mostra, umas brutas dumas pernas rijas, isentas de celulite e com um ar de quem aínda frequenta a praia e para terminar em glória o sapato de agulha "vermelho verniz das unhas".

E isso sim, tira-me do sério!

Não tenho problemas com o uso desse tipo de indumentária (até porque se tivesse um par de pernas daquelas a mini-saia seria uma das milhas melhores amigas).... mas à noite, para saír, para uma festa, para o convívio com os amigos, enfim para o lazer.

Agora para trabalho?! PARA TRABALHO????

Imagino logo a Simone de Beauvoir às voltas na tumba ou a nossa Maria de Lourdes Pintassilgo que nem um funeral com honras de estado teve a deitar as mãos à cabeça de aflição!!!

É que nós, mulheres, há muito que lutamos por um lugar no mundo onde sejamos vistas como pessoas e não um género com todas as implicações fisiológicas e fenotipicas! Há muito que lutamos para semos ouvidas e consultadas. O direito a voto! Um salário igual ao do sexo oposto, ou o direito a engravidarmos sem sermos dispensadas do trabalho.... ou podermos dizer, estou mole e cheia de dores menstruais sem pensarem que somos fraquinhas (amigos, estamos a perder SANGUE durante dias seguidos! Qual chuck norris, qual quê!) E já nem falo de outras culturas mais fundamentalistas onde são usadas atrocidades como apedrejamentos até à morte caso saltemos a cerca ou da famosa "mutilação genital feminina".... (poderia continuar mas não tenho tempo)

E depois, vêm estas miudas para a rua, detentoras de corpos esculturais que, em vez de dizerem "I have a brain" (in Sexo e a Cidade, por Miranda) e imporem algumas regras de respeito POR ELAS PRÓPRIAS, ficam todas histéricas de felicidade porque passam a vida a ouvir piropos de machos cuja unica intenção é a de "cuidarem" das lolitas! Só me apetece citar o Gabriel o Pensador...

Só posso dizer: ANOS de luta infindável, para depois presenciar estas coisas... tsc tsc tsc

Deixo aqui um pensamento da nossa unica Primeira Ministra (governo provisório em 1979, que orgulho):

"O feminismo não é uma luta das mulheres contra os homens. É a luta das mulheres pela sua autodeterminação. É o processo de libertação de uma cultura subjugada, é a conquista do espaço social e politico onde a mulher tenha lugar”. (By Maria de Lourdes Pintassilgo)

6 comments:

Anonymous said...

Uma coisa é certa, as louraças estavam lá por vontade própria! E também é certo que elas tão a receber muito bem...

Numa prespectiva de marketing, se o segmento-alvo for maioritariamente masculino é perfeitamente normal deparar com meninas descascadas a promover o produto ou serviço em questão. Eu prestava atenção de certeza... Sim, porque a protecção rodoviária é um assunto de grande interesse para mim! Pelo menos se tiverem meninas descascadas a promovê-la... :)

Que queres??? Sou homem! Nós gostamos de ver mulheres descascadas... Se fossem gajos descascados vocês gostariam tanto como nós! Ou não?

Não considero degradante para as mulheres! É um trabalho como os outros. Mas mais fácil e mais rentável. Certamente este tipo de trabalhos são melhor pagos a mulheres!

Considero isso uma estratégia de marketing agradável ao olho e chamativa e um acto de liberdade - ninguém as obrigou e podem fazÊ-lo actualmente!

E mais não digo senão ainda vÊm as mulheres todas atrás de mim com rolos da massa e vassouras(sem machismos...também poderiam ser tacos de basebol!) para me baterem!

Bárbara said...

Lamento informar que não teria qualquer interesse em ver homens descascados a promover o que quer que seja!!!Não me seduz minimanente!!!!

Digo apenas que considero uma pena que tenham que existir este tipo de estratégias de marketing para que se consiga chamar a atenção para assuntos deste calibre.

Para mim como mulher, chateia-me mas não me tira o sono.
Talvez os homens é que deveriam pensar um bocadinho no facto de serem tão fáceis de "enganar"!!!

Lollololoololololol

Beijos gordos

Bárbara said...

Esqueci-me de dizer que não deixa de ser vender o corpo por dinheiro!!!!

Mas cada um é que sabe da sua vida!!!

Etelvina said...

Pipo: (supostamente) o que nos distingue dos animais é a capacidade de raciocício e a nossa inteligencia! Estás a falar de apelar aos nossos instintos! e eu acho uma pena e entristece-me bastante ver que aínda haja tanta gente que não se importa com o mundo e por meia duzia de trocos que, se vendam dessa maneira.
No fundo, essas meninas contribuam para as bocas que ouvimos diariamente continuem a ser ditas.... não acrescentam nada de novo ou bom à nossa sociedade tão machista!

Etelvina said...

babita: os homens não se importam de ser enganados ;) no fundo o que eles querem conseguem, independentemente de serem enganados ou não... ou será que somos nós que achamos que os enganamos ;) Ah, e quanto ao cada um sabe de si.... este tipo de comportamentos afectam-nos a todas, pois promovem mais e mais piropos e apalpadelas.... enfim.... só penso no "Gabrieu" hehehe

varna said...

pois eu continuo a achar que este mundo em que vivemos é uma tristeza. queria ver se uma mulher com as pernas tortas fosse lá aos pneus pedir emprego... queria ver o que lhe acontecia. e é por estas e por outras que temos o mundo que temos... porque (infelizmente) continuamos calados.