Saturday, September 1, 2007

Corrida Red Bull

Nos ultimos dias, a cidade Invicta anda num alvoroço completo. Não se trata da festa do S. João ou do Porto campeão, mas sim dum evento Internacional de grande "gabarito", que move multidões. Falamos da afamada Red Bull Air Race 2007.

Corrida essa que consiste numa carrada de aviões de pequeno porte, conduzidos por pilotos com mais de 20 anos de experiência, a velocidades médias de 400 Km/h, que se divertem em acrobacias loucas sobre o nosso histórico rio vinhateiro.

Da loucura e excitação das acrobacias, nem adianta falar. Estamos perante aquele que deve ser um dos sonhos mais antigos do Homem: VOAR.... (aínda no outro dia sonhei que voava).
E até compreendo +/- as 250000 pessoas (sim, sim, o numero é oficial) que se deslocaram ontem às margens do rio Douro para verem os treinos dos tais aviõezitos acrobáticos enquanto sonhavam em ser pilotos aviadores.
Mas a verdade é que a adrenalina a sério, só os 13 pilotos é que conseguem disfrutar. Nós, comuns mortais, não podemos mais do que sonhar...

Ok, cada um sonha à medida daquilo que a sua personalidade e conhecimentos lhes permite. E quem sou eu para dizer algo sobre isso: os meus sonhos são aínda mais audaciosos do que ser piloto de máquinas voadoras.
Mas tenho de soltar a rolha que me me está a tapar a garganta.

Falamos dum evento em que os bilhetes, esgotados há mais de 15 dias, oscilam entre os 60 e os 600€. Um evento que, supostamente, traria muita gente estrangeira à Invicta e seria um modo óptimo de divulgação da cidade (assim como o Porto 2001). Facto é que o Aeroporto Sá Carneiro não registou alterações de afluência, e os hóteis e pensões da zona não ganharam quase nada com isso.
Podemos também falar dos 700m pista alcatroada construída de propósito para o evento, no Parque da Cidade.... E que tal plantarem 700m árvores pela cidade?! Ok, já estou a pedir demais, eu sei.

Mas a brincadeira não pára por aí... hehehe
Em leituras sobre o evento (sim, andei a pesquisar para poder criticar), soube que a Organização do Red Bull Air Race 2007 Porto "desistiu de pagar o plano distrital de protecção civil, tal como inicialmente acordado". Não esperamos nenhum acidente (nem quero imaginar) mas.... é impressão minha ou esta atitude é bastante incorrecta?! Será que há algum plano de protecção?! Quem o terá pago?! Cheira-me que dei o meu contributo à força... ;)

Isto para não falar das litradas exorbitantes de gasóleo que estes meninos vão consumir em 3 dias. Estamos numa era em que só se fala de aquecimento global, poluição, quitoto, etc... e o preço do petróleo está nos valores que todos conhecemos de cor e salteado. Será que sinto alguma incongruência?!
E já que estamos numa de ambiente... além do barulho ensurdecedor (estive 6 horas a trabalhar ao som de vrrrrrrrrrrrruuuuuuuuuuuuum, vvvvvvrrrrrrrruuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmm.), experimentem olhar para o céu e verem as nossas aves todas atónitas de um lado para o outro em busca dum refugio ;)

Decididamente, não gosto deste evento!
Quanto àqueles que estão tristes por não o poderem ver este ano, não se preocupem. Eles voltam em 2008 e 2009 :(

E pronto, já saquei a rolha! Ufa, que alívio! :D

4 comments:

varna said...

pois pega mas e' uns beijos... nao 700m deles como a pista, mas 3500 como os kms a que estou de ti ;) (tenho muiiiitas novidades!!!;))

Slipper said...

concordo plenamente contigo!!! E é so palermas a pagar um dinheirao para ir ver aquilo!! Eu nem sequer saí de casa para não levar com estes loucs todos!! eheh

Beijocas

Susana said...

Essa da pista de aterragem no Parque da Cidade não sabia.... incrível!
E foram 600mil, babe!
Já sabes também o que eu penso acerca destas questões...
E o perigo de derrocada das antiquíssimas estruturas urbanas da nossa inbicta por tamanha carrada de pessoal em cima!...

Bárbara said...

eu ovelha negra me confesso:

Eu fui ver e achei um piadão!
Gostei dos aviões, do povo com aquelas geleiras azuis cheias de superbocks!
Parecia S. João!

Beijos gordos